Senado vai debater combate ao sedentarismo e à obesidade em audiência pública

A Comissão de Esporte (CEsp) do Senado Federal aprovou a realização de uma audiência pública para discutir estratégias de combate ao sedentarismo e de prevenção da obesidade. A iniciativa é da presidente do colegiado, senadora Leila do Vôlei (PDT-DF), e foi aprovada nesta quarta-feira (19). A data do debate ainda será definida.

A senadora ressalta que o sedentarismo é um fator de risco para diversas doenças, como diabetes tipo II, doenças cardiovasculares e até alguns tipos de câncer. Além disso, afeta diretamente a saúde mental da população.

“Segundo estudo da Organização Mundial da Saúde, a América Latina lidera o ranking de sedentarismo no mundo, com o Brasil ocupando o primeiro lugar entre os países latinos. Cerca de 47% da população brasileira leva uma vida sedentária”, destacou Leila.

O requerimento propõe a participação de representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Federal de Educação Física, do Conselho Federal de Medicina, além dos Conselhos Regionais de Educação Física do Distrito Federal e do Rio de Janeiro.

Dados preocupantes

De acordo com dados do IBGE de 2020, quase metade dos brasileiros com mais de 18 anos não realiza atividades físicas suficientes. A situação é ainda mais crítica entre os idosos, especialmente os com mais de 60 anos. Para Leila do Vôlei, é urgente promover políticas públicas que estimulem a prática regular de atividades físicas em todas as faixas etárias.

“Precisamos enfrentar o sedentarismo com ações de conscientização e incentivo, desde as escolas até os programas voltados para a terceira idade”, afirmou.

A audiência pública será uma oportunidade de reunir especialistas e autoridades para propor caminhos que ajudem a transformar esse cenário e promover mais qualidade de vida à população brasileira.