
O Senado Federal inaugurou, nesta quarta-feira (9), o gabinete da Liderança da Bancada Feminina, localizado na Ala Senador Dinarte Mariz. O espaço oferece às senadoras uma estrutura equivalente à das lideranças partidárias, fortalecendo a atuação política e institucional das parlamentares. A líder da Bancada Feminina , senadora Leila do Vôlei (PDT-DF), destacou a importância histórica da conquista:
“Este gabinete é muito mais do que um espaço físico. É um símbolo da nossa luta e da nossa presença no Congresso Nacional. Mas não podemos parar. O caminho é longo. O desafio é constante.”
Reconhecimento e avanço para a representatividade feminina
A criação do gabinete foi uma iniciativa do ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, concretizada sob a gestão do atual presidente, Davi Alcolumbre. Durante a cerimônia, Davi ressaltou a importância da participação feminina na política e reconheceu os desafios enfrentados pelas mulheres:
“A presença das mulheres em espaços públicos de decisão é indispensável à democracia. Estamos celebrando a materialização dos respeitos às mulheres que dedicam suas vidas à construção de um Brasil mais justo e solidário”, declarou o presidente Davi Alcolumbre.
Ele também parabenizou as 16 senadoras pela coragem e dedicação à vida pública, reconhecendo o preconceito ainda existente no cenário político brasileiro.
União e trajetória de luta
Em seu discurso, Leila Barros agradeceu o apoio de Davi Alcolumbre e Rodrigo Pacheco e homenageou a ex-senadora Simone Tebet, primeira líder da Bancada Feminina e hoje ministra do Planejamento e Orçamento.
“Esta conquista só foi possível porque não caminhamos sozinhas. Este é um espaço de trabalho, de luta e de construção coletiva”, reforçou Leila.

A senadora Zenaide Maia (PSD-RN), atual Procuradora Especial da Mulher do Senado, também celebrou a inauguração como um avanço fundamental para o fortalecimento dos direitos femininos. “Hoje, com quase 20% de representação no Senado, mostramos que é possível ocupar espaços de decisão”, destacou Zenaide.
A senadora Margareth Buzetti (PSD-MT) enfatizou que o novo gabinete consolida a presença da Bancada Feminina na agenda institucional do Senado. “Se já fazíamos barulho sem espaço, agora vamos fazer ainda mais”, brincou.
Participação e fortalecimento da Bancada Feminina
A cerimônia contou com a presença das senadoras Eliziane Gama (PSD-MA), Professora Dorinha Seabra (União-TO), Dra. Eudócia (PL-AL), Teresa Leitão (PT-PE), Damares Alves (Republicanos-DF) e Ivete da Silveira (MDB-SC), além do senador Flávio Arns (PSB-PR), da diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, e do secretário-geral da Mesa, Danilo Aguiar.
Criada em 2021, a Bancada Feminina no Senado atualmente tem como vice-líderes as senadoras Teresa Leitão e Soraya Thronicke (Podemos-MS). Com prerrogativas de liderança, a bancada participa do Colégio de Líderes, orienta votações e tem prioridade no uso da palavra.